SIMULADOR

Simule o financiamento do seu imóvel no banco de sua preferência:
    Simule seu financiamento Simule seu financiamento Simule seu financiamento Simule seu financiamento Simule seu financiamento Simule seu financiamento Simule seu financiamento Simule seu financiamento

Ações disparam com aprovação da compra da Agre pela PDG Realty

Valor Econômico, Daniela D'Ambrosio, 11/jun

As ações da Agre e da PDG Realty registraram, ontem, as maiores altas do Ibovespa. Agre subiu 6,58% e PDG teve alta de 6,39% em um dia em que o Ibovespa registrou ganhos de 2,55% e o Índice das Construtoras (Imob) subiu 3,31%. A alta dos preços foi uma reação do mercado à aprovação da operação de compra da Agre pela PDG.

Ontem, na assembleia da PDG, a compra foi aprovada por unanimidade. Segundo o Valor apurou, havia 45% dos acionistas. A empresa precisou convocar uma segunda sessão porque a primeira, ocorrida no dia 31 de maio, não teve o quórum mínimo exigido - de 50% mais um. Pela Lei das Sociedades por Ação, na segunda convocação a assembleia é instalada com os acionistas presentes, sem exigência de um percentual mínimo do capital.

A aprovação da aquisição pelos acionistas de Agre - que o mercado julgava ser mais complicada - aconteceu em uma única sessão, no dia 31. O índice de aprovação ficou perto de 60%.

A partir de segunda-feira, as ações da Agre deixam de ser negociadas. Cada acionista da Agre receberá 0,495 ação ordinária de PDG por ação da Agre. Segundo comunicado da companhia, a data de crédito das novas ações de emissão da PDG aos antigos acionistas da Agre será 17 de junho de 2010. Na segunda-feira, todos os acionistas, de PDG ou Agre, podem negociar suas ações.

A compra da Agre pela PDG foi anunciada no dia 3 de maio. Não houve dinheiro envolvido na transação, apenas troca de ações, na qual a PDG incorporou 100% da Agre. Com a aquisição, a PDG disputa com a Cyrela a liderança do mercado imobiliário brasileiro. Ontem, o valor de mercado de PDG e Agre, juntas, era de R$ 8,6 bilhões e o de Cyrela estava em R$ 8,2 bilhões.

A nova empresa é a soma de quatro incorporadoras: Agra, Klabin Segall e Abyara (que tiveram problemas e foram reunidas na Agre) e a PDG Realty. Com a aquisição, a PDG passa a atuar em mercados nos quais não estava ou tinha uma participação muito pequena, como Norte e Nordeste. Também adquire terrenos em um momento em que o preço da matéria-prima está em alta. Por outro lado, incorpora uma dívida alta e cara. Em entrevista recente ao Valor, o presidente da PDG, Zeca Grabowsky, disse que pretende reestruturar a dívida da Agre. Em 2009, a relação dívida líquida sobre patrimônio líquido da Agre era de 81%, muito acima da PDG, que ficou em 15% no ano passado.

Nenhum comentário: